Mascote do Dia: Shiba Inu

quinta-feira, fevereiro 09, 2012





O Shiba é um cão corajoso de caça, de bom caráter e de natureza independente. É considerada a raça mais antiga e a menor entre os cães japoneses. Apesar de ter sido usado originalmente na caça de grandes animais, atualmente é usado na caça de pequenos.

Esta raça é excelente para guardar e é considerada a nº 1 entre os cães de companhia no Japão. É um cão pequeno, alerta e reservado com estranhos. É esperto, de sentidos aguçados, muito atento e ativo.

O Shiba possui a pelagem dupla, de comprimento médio, macia e densa. É necessária a escovação diária para estar sempre brilhante e saudável. A cor pode ser vermelho, branco, preto, preto e castanho e ainda tigrado. O seu tamanho varia de 36 a 39 cm.

Origem e História

A raça passou a ter esse nome em torno de 1920 e em 1936 o Shiba foi proclamado produto precioso natural da Nação Japonesa, tendo assim o reconhecimento oficial.

A maioria dos Shibas vistos por volta de 1930 veio de Yamanashi ou San In no Japão. Como eles vieram das montanhas para as áreas mais populosas e eram usados basicamente em caçadas, a aparência era de certa forma diferente, mais rústica e a ossatura mais pesada, diferente dos elegantes Shibas de hoje.

Com a 2ª Guerra Mundial os Shibas estiveram perto da extinção e os remanescentes eram de três linhas de sangue diferentes. O San In Shiba, o Mino Shiba e o Shin Shu Shiba que era o mais popular no Japão. Foi a partir dessas três linhagens que a raça como é conhecida hoje se originou.

Atuava como cão de caça na região central do Japão. Existiam três variedades desse cão, que recebiam nomes de acordo com sua área de origem: Shinshu, Mino, Sanin.

Após a Segunda Guerra Mundial a raça já estava quase extinta, quando enfrentou uma epidemia de cinomose. A fim de salvar a raça, foram cruzados exemplares das três variedades, resultando no Shiba Inu tal como conhecemos atualmente.







Fonte

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!