Mascote do Dia: Cágado Pescoço de Cobra

segunda-feira, janeiro 23, 2012


Cágado Pescoço de Cobra - Crédito:

Oi pessoas!!!
Td bem com vcs? Foram bem de final de semana?
Pois bem hoje é segundona!!! Dia Internacional da Preguiça (e minhas férias quase acabando..) e eu não  poderia de deixar de postar um mascotinho pra vcs...não estranhem as diversas espécies que estão surgindo por aki, eu não tô loka ainda, kkkk, como vcs sabem já esgotou-se a cota de cachorros, agora tenho que "ir a cata" de novos "petzinhos" pra mostrar p/ vcs...e o de hoje é o Cágado Pescoço de Cobra, quem sabe alguém resolve ter um desses...pelo menos ele vive bastante! Tenham uma ótima semana!!




Nome da Espécie: Cágado
Nome Popular: Cágado de Cabeça de Cobra
Nome Científico: Hydromedusa tectifera
Distribuição: América do sul e Oceania
Família: Chelidae
Tamanho: até 30 cm
Cores: casco mesclado de bege, preto e verde
Tempo de Vida: até 35 anos



 O Cágado pescoço de cobra é uma das espécies de quelônios mais facinantes da América do Sul. Pertencente a a família Chelidae que abrange diversos exemplares de "pescoços compridos" que habitam a parte sul do planeta ( América do Sul e Oceania ).Este espécie é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil, Uruguai, nordeste da Argentina e leste do Paraguai, entre temperaturas ambientes de 10 a 35 ºC e a temperatura da água variando entre 15 a 25 ºC.
 A alimentação em cativeiro pode ser a base de carne bovina, peixes, minhocas e complementos a base de cálcio. Sendo 5 vezes por semana na primavera e verão ( meses quentes ) e 3 vezes por semana no outono e inverno ( meses frios ) .
A manutenção em cativeiro desta espécie é recomendada para criadores mais experientes, pois esta espécie é um pouco delicada e tímida, sendo também dificil aceitar rações comerciais como base alimentar, exigindo muitas vezes inicialmente alimentos vivos e recinto tranquilos com pouca movimentação de pessoas, bastante plantas aquáticas e tocas. Somente após 2 a 3 meses de adaptação ao novo recinto é que começam a aceitar rações comerciais para tartarugas aquáticas, rações para gato ( por conterem bastante proteína de origem animal ) e rações para cães, principalmente quando essas rações tem formato de pequenos vermes.




Nesta espécie de quelônio não é comum sair da água para "tomar sol", facilitando assim a formação de algas na carapaça, necessitando as vezes de limpeza. Para iniciar um criação em cativeiro recomenda-se a utilização de 2 machos e 3 fêmea, pois são animais pacíficos que se adaptam bem a vida em grandes grupos. A temperatura deve ser mantida acima de 16 ºC para os animais não hibernarem, fato este que pode ser considerado normal na natureza, mas não em cativeiro, onde o animal não tem a opção de buscar um novo "lar" quando o extinto lhe solicita. Utilizando-se de aquecedores consegue-se manter o recinto em temperaturas adequadas, porém deve-se ter o cuidado de não exceder os 29 ºC.



As fêmeas são maiores que os machos, pois fêmeas maiores tendem a obter maior sucesso reprodutivo, podendo alcançar 30,6 cm e iniciando a reprodução apartir dos 20,6 cm, pesando em média cerca de 1,5 kg, mas podendo chegar aos 3 kg. Os machos não ultrapassam os 28,4 cm, pesando em média 1 kg e podendo chegar aos 2 kg.

Beijinhos da Frann




Fonte



2 comentários:

  1. eu achei uma num rio aqui perto da minha casa... não tem nem 3 dias, não sei o que dar pra esse bicho :/

    p.s. vc é linda, por sinal

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!