Mascote do dia: Beagle

domingo, abril 10, 2011




O Beagle é hoje uma raça muito falada, mas mal conhecida. É comum ouvirmos comentários pejorativos a seu respeito, até mesmo por veterinários e cinófilos. É um erro caracterizarmos um comportamento degenerado como sendo o padrão da raça. Quem já teve a feliz oportunidade de conviver com um Beagle "normal", sabe que esta raça possui um temperamento extremamente estável. Sempre alegre (isto não significa agitado ou excitado), sempre de bem com a vida. Jamais ouvimos falar de um Beagle que tenha mordido uma criança. Para que chegue a isto, é preciso que seja levado aos limites de sua paciência. Existem poucas raças mais dependentes de crianças do que esta.

Levados? Certamente que são. Mas este é o verdadeiro caráter de um Hound. E quem os queria de outra forma?

Temos encontrado alguns cães com alterações de comportamento. As principais razões para isto são:
1- A desinformação dos novos proprietários, que na maioria das vezes, compram seus cães baseados somente no tamanho e facilidades nos cuidados gerais. Não tendo feito uma pesquisa prévia sobre o comportamento da raça e nem obtido informações sobre o canil de onde o filhote veio.

2- O aumento desordenado da raça criada por "pseudo-criadores ", em sua maioria hábeis nos negócios, mas incapazes de respeitar as condições físicas e psicológicas de um cão.

3- Uma vez que a personalidade de um cão é influenciada tanto pelo código genético quanto pelo meio ambiente, a responsabilidade pelo equilíbrio emocional de um Beagle, começa nas mãos do criador e continua nas mãos do novo dono.

4- A meta de um bom criador é manter um programa de criação honesto, de maneira que a preservação da qualidade de seus cães se reflita não somente nas pistas de exposição, mas principalmente, nas casa onde seus exemplares irão morar. É comum ouvirmos criadores fazendo verdadeiros discursos a respeito dos pedigrees de seus cães. Porém, se o único critério de criação for a conformação anatômica, estaremos criando verdadeiros delinqüentes caninos.

É importante, portanto, que o leigo tome conhecimento de alguns fatores antes de comprar um filhote.

É preciso que o cão tenha tido respeitado pelo criador, o período de sociabilização, que começa por volta da terceira semana e se estende até aproximadamente, os 2 a 3 meses de vida. Isto significa, que o filhote só deve ser entregue ao novo dono, com no mínimo 50 dias de vida. Nesta fase, Ter contato com outros cães, com pessoas diferentes, aprender a obedecer a uma hierarquia do grupo, são experiências que farão do filhote um Beagle equilibrado na vida adulta.

Se o criador desmamar o Cãozinho cedo demais e tirá-lo do contato com os outros cães, estará criando um Beagle com pouca capacidade de manter contatos sociais normais. Se o filhote for mantido por longo período em contato com apenas uma única pessoa, isto o tornará uma cão arisco e, algumas vezes, agressivo.

É obrigação de todo criador consciente, orientar o novo proprietário quanto a forma de educar o filhote. Assim como de desestimular a sua compra, ao perceber que esta raça não é a mais indicada para aquela determinada pessoa.

Não é difícil ter um Beagle comportado e obediente, o difícil é encontrar pessoas que saibam educá-lo.

Entre suas características mais admiráveis, a principal é que a raça certamente possui cérebro. O Beagle é vivo o suficiente para ser mais astuto do que qualquer pessoa apática o bastante para permiti-lo. Possui também, muita determinação e não se intimida com facilidade. O Beagle preserva o seu forte sentido de independência. Por causa de sua força de caráter, o Beagle necessita de um adestramento inteligente e de uma condução firme. Acabará assim, reconhecendo o seu dono como o líder e o respeitará, tornando-se seu amigo mais fiel.

Não existem cães ruins- simplesmente maus proprietários.


Padrão da Raça



APARÊNCIA GERAL -

Hound vigoroso, de constituição compacta, é alegre, corajoso, muito ativo, revelando energia e determinação. Inteligente e de temperamento equilibrado, amistoso e alerta.

PELAGEM -

Pêlo curto, denso e resistente às intempéries.

COR -

todas as cores reconhecidas para os hounds, exceto a cor fígado. Ponta da cauda é branca

CABEÇA - moderadamente longa, poderosa, sendo mais refinada na fêmea; a pele de sua testa não deve franzir nem apresentar rugas, o stop divide o comprimento da cabeça em duas metades praticamente iguais.

CRÂNIO - em suave cúpula, de largura moderada, a crista occipital levemente marcada.

STOP - bem definido.

OLHOS - realtivamente grandes, inserção no plano da pele. bem separados, marrom avelã escuro, com expressão meiga e suplicante.

ORELHAS - longas; de pontas arredondadas, quase alcançando a ponta do nariz, de inserção moderadamente baixa, textura fina e portadas caídas rente às faces.

FOCINHO - não pontudo.

TRUFA - larga, preferivelmente preta, a pigmentaçãomais clara é admitida nos cães mais claros. Narinas bem abertas.

LÁBIOS - são razoavelmente bem descidos.

MORDEDURA - em tesoura, com dentadura forte e perfeita.

TRONCO - linha superior reta e nivelada. Dorso e lombo um conjunto bem blanceado.

PESCOÇO - suficientemente longo, que o cão o possa farejar a pista com facilidade, ligeiramente arqueado, admitindo-se sutil barbela.

DORSO - nivelado e firme

LOMBO - curto e forte, com elasticidade.

COSTELAS - bem arqueda«adas e bem angulares para trás.

PEITO - descido abaixo do cotovelo

VENTRE - moderadamente esgalgado.

MEMBROS

OMBROS - bem oblíquos, sem serem carregados.

ANTERIORES - retos e aprumados, bem ajustados no corpo. Substanciosos e ossatura de seção redonda, sem afinar em direção aos pés. Metacarpos curtos. Cotovelos firmes e paralelos, aproximadamente, na metade da altura na cernelha.

POSTERIOS - coxas bem nusculosas. Joelhos bem angulados. Jarretes firmes, curtos e paralelos.

PATAS - compactas e firmes, bem arqueadas e com almofadas duras e unhas curtas.

CAUDA - espessa, de comprimento moderado, firme; não deve oscilar. Passadas livres com longo alcance, retas, com propulsão nos posteriores.

MOVIMENTAÇÃO - o dorso permanece nivelado, firme; não deve oscilar. Passadas livres com longo alcance, retas, com propulsão nos posteriores.


Dra. Marília Russi de Carvalho
Médica veterinária e proprietária do Canil Sema-Piracanjuba, especializado na raça Beagle há mais de vinte anos
http://www.semabeagles.com.br marilia@usway.com
 Fonte: Saúde Animal





7 comentários:

  1. Posso criar este cão em apartamento?

    ResponderExcluir
  2. Olha o Beagle precisa de muito exercício, seria ideal se vc saísse passear com ele bastante para ele não ficar estressado!!!

    ResponderExcluir
  3. que lindo!!! o primeiro e o ultimo beagle são os mais lindos o pelo as orelhas a cor os olinhos lindos aonde eu consigo um beagle

    ResponderExcluir
  4. Não conheço ninguém que crie Beagle, se souber eu aviso.

    ResponderExcluir
  5. isso muito exercicio para ficar sem estresse vc não quer um cão estressado ou quer?

    ResponderExcluir
  6. a inda não sei com quem minha cadale cruza ela tem 7 anos moro em (são borja)

    ResponderExcluir
  7. Tive 3 Beagles, 2 da Dra Marilia, a melhor criadora, 17 anos cada um nos deram alegria!

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!