É uma raça canina originária das Ilhas Shetland. Seus ancestrais foram levados destas ilhas por comerciantes, visitantes e colonizadores. É visto como a miniatura perfeita do collie de pelo longo e, como seu ancestral, detém as mesmas habilidades. É um canino tímido e desconfiado, cão de guarda nato e pastor de ovelhas. É dito um cão excelente para o agility e provas de obediência e flyball, já que é facilmente adestrável e cheio de energia. Adaptável, é um canino classificado como ideal para famílias jovens ou sedentárias.
O processo chamado de miniaturização aumentou os riscos de fraturas nas pernas. Geneticamente, os problemas que podem acometer estes pequenos pastores são a anomalia ocular e a atrofia preogressiva da retina. Podem atingir os 37 cm e pesar 7 kg. Sua pelagem, de difícil trato, é lisa e longa; seus exemplares possuem uma juba característica e podem apresentar as variações tricolores, bicolores e azul merle.
Pelagem:
Nessa raça, as cores aceitas na pelagem dos cachorros são: tricolor, azul, preto e branco, preto e marrom.
Possuem pelagem dupla. O pêlo de cobertura é mais longo, mais áspero e reto. O subpelo é macio, curto e denso.
Características:
A aparência do pastor de shetland é delicada. Lembram muito um collie (de tamanho reduzido).
São cães inteligentes e aprendem com facilidade. Por isso são excelentes cães para a prática de exercícios como o agility. Esse cachorro é um ótimo companheiro de crianças, se exercitando bastante nas brincadeiras junto com elas.
Essa raça aprende tudo muito rápido, é observador e quer agradar o dono a qualquer custo. Por isso é muito importante a interação do dono.
De acordo com o livro A Inteligância dos Cães, de Stanley Coren, o pastor de shetland encontra-se na sexta posição no ‘IAOC’: Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos, entre 79 raças pesquisadas.
Comportamento:
É uma raça ativa e que acompanha o dono aonde esse for. Porém, pode estranhar pessoas desconhecidas, fato pelo qual é muito importante socializar seu cão desde filhote, expondo ele a pessoas e lugares para não se tornar um adulto tímido.
Este pequeno cão pode muito bem viver em um apartamento, caso que vem crescendo cada vez mais ultimamente. Porém ainda assim precisa de exercício constante e atenção do dono para não se tornar um cão destrutivo quando sozinho ou adquirir maus hábitos.
Machos e fêmeas:
Não há diferenças significativas entre fêmeas ou machos no que diz respeito a comportamento. A não ser pela pelagem. Os machos se mostram mais vistosos e trocam o pelo somente uma vez ao ano. Já as fêmeas trocam duas vezes, devido ao cio.
Cuidados e saúde:
São cães extremamente limpos e portanto não necessitam de banhos constantes. Uma escovação semanal é suficiente para manter sua pelagem limpa, vistosa e sem nós. Aprendem rápido os hábitos de higiene.
Assim como para qualquer raça, só deve ser oferecida ração de boa qualidade, e deixar sempre disponível uma pote com água limpa e fresca.
que lindo!! linpo escovação semanal eu não sabia a origen é da ilha shetlhand agora eu sei como cuidar aonde eu consigo um pastor de shetlhand ele é lindo!
ResponderExcluirum pastor de shetlhand é muito lindo
ResponderExcluir