Mascote do Dia: Rã Leopardo

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

 

As rãs começam a ganhar terreno no mundo dos animais de estimação, por isso, apresentamos-lhe uma preciosidade ainda pouco conhecida. Muito embora o seu nome possa assustar, é muito fácil de mantê-la em cativeiro, mas é bom que tenha por hábito ficar acordado até tarde, pois é à noite que tirará melhor partido deste pequeno batráquio, que se fica pelos seis a sete centímetros e meio de comprimento.

Não se trata de preguiça ou vagabundagem, esta rã é simplesmente noctívaga, daí que não seja muito familiar ao Homem nem muitas vezes vista no seu habitat natural. Por uma questão de feitio e natureza, ela esconde-se sob a vegetação ou em pequenos buracos que faz em zonas de terra solta. À noite, é vê-las a saírem dos esconderijos diurnos e subirem às árvores ou a arbustos altos que são, na verdade, os seus restaurantes, nos quais se deleitam com ementas de larvas e insectos. Em casa, acrescente grilos à dieta de alimento vivo, não esquecendo nunca de cortar os alimentos usando como medida a distância entre os olhos da rã. Não há que enganar!

Savana, floresta, zonas semi-arborizadas… Pouco importa o tipo de terreno desde que, por perto, haja uma fonte de água fresca e muita humidade. Também em cativeiro, e ainda que sendo relativamente rara como animais de estimação, robusta e bem adaptada, a Rã Leopardo não é dada a caprichos, desde que mantidas algumas condições básicas: 
— 80% de humidade relativa
— Temperatura ambiente entre os 22 e os 25º centígrados
— Termómetro e higrómetro são necessários
— Musgo ou fibra de coco para substrato com zona seca e húmida
— Borrife a zona húmida duas vezes ao dia
— Plantas por onde possa trepar, as quais tanto faz se são naturais ou artificiais
— E, claro, um recipiente com água sempre fresca

A Kassina maculata é oriunda de toda a costa leste de África, podendo ser encontrada em Moçambique, Quénia, Malawi, Suazilândia, Zimbabué, Tanzânia e África do Sul. Paragens exóticas que lhe gravaram na pele um padrão que mescla o cinza prateado com castanho-escuro, por onde se passeiam algumas manchas pretas. Até aqui, nada de excepcional, mas se lhe juntarmos o vermelho vivo que tinge a zona ventral das patas traseiras, então, obtemos um padrão mais psicadélico e atrativo.




0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!