O Kerry Blue Terrier é um cão bastante versátil, acumulando qualidades na guarda, caça e pastoreio, além de companhia.
Como todo terrier, não se relaciona bem com estranhos e pode ser agressivo com outros cães e pequenos animais. A raça tem como características marcantes seu longo cavanhaque e a pelagem escura (azul escuro).
Aparência e Porte Físico
De porte mediano, o Kerry Blue Terrier possui o corpo robusto e de constituição sólida, com a musculatura desenvolvida e a ossatura leve e resistente.
O tronco é pouco mais alto do que longo, com o peito aberto. O dorso é nivelado, com a cauda curta e ereta. As patas são fortes, dando aos cães grande agilidade na movimentação.
A cabeça é portada alta, longa e bem proporcionada ao resto do corpo, com o pescoço longo e forte. Os olhos são escuros e arredondados. As orelhas são triangulares e caídas. A característica mais marcante da raça é a sua pelagem ondulada e densa. No focinho, ela forma um cavanhaque. A coloração azul dos pêlos pode ser facilmente confundida com o preto, que não é aceito pelo padrão oficial. A pelagem dos cães, nos primeiros meses de vida, é negra e pouco ondulada, mas a partir do final do primeiro ano, os pêlos começam a ondular e passam por um clareamento, até se tornarem azuis, cor oficial da raça.
Índole e Comportamento
Como bom terrier, o Kerry Blue Terrier possui um temperamento vibrante e exibido.
Bastante apegado ao dono, ele necessita da interação com as pessoas, não gostando de ficar sozinho. Com forte instinto de caça e comportamento independente, a raça pode aprontar algumas travessuras, mas nada que uma ordem mais determinada do dono não resolva. A raça se relaciona bem com crianças mais velhas, uma vez que não é muito tolerante às brincadeiras ríspidas. Com estranhos e outros animais, o Kerry Blue costuma ser pouco tolerante. Bom cão de guarda, seu porte mediano lhe dá a vantagem de se impor mais do que outras raças menores no momento de proteger a casa, atividade que realiza com empenho. Alerta, a raça late dando o alarme e não recua ao avanço de um estranho, podendo chegar até a atacar e mordê-lo. Dentro de casa compensa seu tamanho pela delicadeza nos movimentos. Bastante ativo, a raça precisa praticar exercícios diariamente para seu bem-estar físico e mental. Ele adora correr, brincar, cavar e explorar terrenos.
Cuidados
Manter o Kerry Blue Terrier saudável não costuma ser difícil. Cuidados básicos de alimentação e de higiene são suficientes para mantê-lo livre de doenças.
O cão precisa de exercícios regulares para manter sua saúde física e mental e não se tornar destrutivo.
A pelagem exige alguns cuidados, devido aos pêlos ondulados, os quais requerem escovação regular e tosa a cada dois ou três meses, com maior atenção ao pêlos da face, que devem ser aparados com a tesoura. As vacinas e a vermifugação periódicas são recomendáveis para manter a saúde do animal. A limpeza dos ouvidos, olhos e dentes ajuda a conservar a saúde dos cães, evitando o risco de inflamações nessas áreas.
Problemas da raça
Alérgica a algumas substâncias, a raça pode apresentar dermatites (irritações e feridas na pele). Para evitá-las, identifique o alérgeno (agente causador da alergia) e evite um novo contato do cão com essa substância.
A raça pode apresentar uma alteração física, conhecida como displasia coxo-femural (uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão). Ela causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Para evitar o desenvolvimento desta doença, não deixe o cão em piso liso ou duro demais. O ideal é um piso áspero, com brita, grama e areia. Outras situações clínicas estão relacionadas com problemas visuais, como a catarata e degeneração do cristalino, que se torna opaco e diminui a capacidade visual do cão). Também pode ocorrer o entrópio (quando as pálpebras viram para dentro). Pode ser corrigido cirurgicamente. Nesses casos, consulte sempre um veterinário.
0 comentários:
Postar um comentário