origem: América do Sul
esperança de vida: 50 anos
nome científico: Geochelone carbonaria
família: Testudinidae
tamanho: 40 para 60 cm
temperatura: 25 para 40 °C
Existem duas espécies de Jabuti: a Jabuti-de-patas-vermelhas (Geochelone carbonaria), também conhecida como Jabuti piranga, e a Jabuti-de-patas-amarelas (Geochelone denticulata), também conhecida como Jabuti-tinga.
Estas espécies são muitas vezes confundidas porque as pintas nas patas da Jabuti-de-patas-vermelhas podem não ser só vermelhas, como também alaranjadas assemelhando-se muito ao amarelo que pode ser encontrado nas patas da Jabuti-de-patas-amarelas. Contudo, existem outras características que as diferenciam, tal como a forma da carapaça: a primeira tem a carapaça mais arredonda do que a segunda.
A dieta da Jabuti de Patas Vermelhas deverá ser essencialmente constituída por vegetais (90% matéria vegetal mais 10% proteína animal).
Entre os alimentos verdes, destaca-se as folhas de nabo, folhas externas de couve ou repolho, folhas de brócolos, couve naba, acelgas, grelos, folhas de couve flor, ervilhas, dente de leão, alfafa, talos de soja, rúcula selvagem, rebentos de soja e feijão verde.
A fruta é uma boa opção e deve ser dada duas vezes por semana. Melão, uvas, maças, figos, papaia, pêssego, passas, kiwi, manga, tangerinas, figos, framboesas, beringela e morangos são boas escolhas.
Uma vez por semana deve-se oferecer proteína animal sob a forma de ração de cão, caracóis, pequenas larvas (ex: larvas de tenébrio) e gema de ovo.
Contrariamente ao que é pensado, não se deve dar alface, grão de bico ou banana devido ao desequilíbrio na relação cálcio/fósforo.
O comprimento do terrário da Jabuti de Patas Vermelhas deve corresponder a 10 vezes o comprimento da carapaça da tartaruga. A largura e a altura devem corresponder a 5 vezes o comprimento da carapaça da mesma.
No terrário deve haver sempre uma taça com água que com o dobro do comprimento da carapaça do animal. Uma zona de abrigo é indispensável. As caixas de cortiça são boas opções, ao contrário das caixas de sapatos porque o cartão apodrece com a humidade. Para simular o habitat, pode ser utilizado um pequeno tronco.
A temperatura deve rondar os 30ºC durante o dia e os 25ºC durante a noite. No terrário deve sempre haver uma fonte de calor com um tapete ou uma a lâmpada de aquecimento.
A humidade de estar entre os 60 e os 80%. Para obter estes valores, basta borrifar o terrário uma vez por dia.
Fonte:Arca de Noé
0 comentários:
Postar um comentário