Mascote do Dia: Rodhesian

segunda-feira, novembro 28, 2011



Majestoso e temível, este cão tira seu nome da longa estria que corre de ponta a ponta por sua espinha dorsal, com pêlos em direção contrária à do resto. Tem a cor e abravura do leão.

O Rhodesian Ridgeback é um nativo de África do Sul. Sua história é antiga e data do início do século XVI quando os colonos europeus acharam um cachorro que vivia com a tribo de Hottentot. Nas caçadas ao leão ganhou fama pela perserverança e surpreendente agilidade. É hoje empregado como cão de guarda. Pode ser também um devotado e afetuoso cão de companhia. Seus padrões foram fixados em 1922.

Acredita-se que ele tenha herdado a crista de pêlos que tem no dorso do extinto cão dos hotentores (hottentot dog).

PADRÃO DA RAÇA - cão de crista dorsal da Rodésia - grupo 6 - Cães Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 3. - Raças Assemelhadas; padrão 146; país de origem: África do Sul; nome de origem: Rhodesian Ridgeback; utilização: levantador de caça.

ASPECTO GERAL: um cão bonito, forte, musculoso e ativo, de silhueta harmoniosa, de alta capacidade de resistência e alto potencial de velocidade. O adulto é vistoso e bem estruturado.

CARACTERÍSTICAS: a crista dorsal é formada por pêlos, que nascem em sentido contrário ao do restante da pelagem. Essa crista é considerada como chancela da raça; claramente definida e simétrica. Começa a formar-se com dois redemoinhos geminados, em forma de brasão (coroas), com uma largura aproximada de 5 cm, logo após a cernelha, prolongando-se pelo dorso e afinando até o final do lombo. O diâmetro dessas coroas é sempre menor ou igual a um terço do comprimento total da crista.

TEMPERAMENTO: revela dignidade, inteligência, reservado com os estranhos, sem apresentar agressividade ou confiabilidade.
PELAGEM: o pêlo deve ser curto e denso, de aspecto liso e brilhante, sem ser lanoso ou sedoso. (Veja no item "Características" a descrição da crista no dorso que caracteriza a raça).

COR: trigo pálido ou fulvo avermelhado. Cabeça, tronco, membros e cauda são uniformemente coloridos. Admite-se uma pequena mancha branca no peito e na ponta dos dígitos, em excesso, entretanto, tanto no peito, quanto no ventre ou acima dos carpos ou tarsos, é considerado defeito. Os dígitos de cor branca também é considerado um defeito. Admite-se que o focinho e as orelhas sejam de cor preta.

ALTURA: machos: mínimo desejado: 63 cm na cernelha, máximo: 68 cm. Fêmeas: mínimo desejado: 61 cm, máximo: 66 cm.
Fonte: Saúde Animal



0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!