Mascote do Dia: Veadeiro Pampeano

quarta-feira, outubro 12, 2011



Veadeiro Pampeano ou também conhecido como Veadeiro Brasileiro,  é um cachorro de origem brasileira. É uma das 10 raças brasileiras conhecidas. As outras são o Buldogue Campeiro, Dogue Brasileiro, Ovelheiro Gaúcho, Terrier Brasileiro, Fila Brasileiro, Rastreador Brasileiro, Podengo Crioulo, Galgo da Campanha, Barbudo e sua versão menor Barbudinho.

Apesar de comprovado que o Veadeiro Brasileiro, originalmente conhecido como Veadeiro Pampeiro, existe há muito tempo e que seus criadores sempre mantiveram suas características inalteradas, só em 1950 tentou-se, sem sucesso o registro da raça.

A origem do da raça de cachorro Veadeiro Pampeano ou Brasileiro ainda não é conclusiva, mas duas hipóteses são as mais prováveis. A primeira é de que este cão descenda do grupo dos primitivos, como os podengos ou ibisencos. A segunda é de que ele seria um cão nativo da América do Sul, hipótese que é apoiada no fato deste cão poder ser encontrado em várias regiões do Brasil e também em diversos outros países da América do Sul, como na Argentina onde se encontra uma linhagem de veadeiros de olhos azuis que hoje quase extinta por causa de sua grande procura por caçadores de veado, comenta-se que dentre os veadeiros, os olhos azuis apesar de serem indesejados no padrão da raça, são os melhores caçadores de veado.

Mesmo com as pesquisas sobre sua origem em andamento, a maioria dos cachorros que se encaixam dentro do padrão definido como ideal estão sendo identificados por meio de microchips. Espera-se com isso conseguir criar linhas de sangue formadas por casais não aparentados o que permitirá a constituição da árvore genealógica da raça.

Aparência da Raça Veadeiro Pampeano

Esbelto, focinho preto, marrom ou cor de carne e de comprimento igual ao do crânio. Ágil, com stop (região de encontro da testa com o focinho) não muito marcado.

A pelagem desta ra;ca de cachorro é simples, com pelo curto, reto, denso e áspero.

Na aparência geral o Veadeiro Campeiro é um cão de porte médio, longilíneo, com boa musculatura denotando força e rusticidade. As orelhas são pontiagudas, dobradas para trás (em rosa) e eretas quando em alerta. A cauda é portada baixa, com comprimento que não deve ultrapassar os jarretes. Alguns cães podem apresentar uma pequena franja.

Os cães dessa raça influência do sangue dos Galgos, pois a semelhança com estes se equipara em muito, tanto nas cores como no modo de caçar são parecidos.



Fonte: Cães e Filhotes

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!