Mascote do Dia: Greyhouns

segunda-feira, outubro 17, 2011


Esta raça, de origens muito antigas, esteve sempre relacionado à aristocracia e à realeza. Acredita-se que tenha seus ancestrais nos mesmos cães semelhantes a galgos que teriam originado o saluki e possivelmente opharaoh hound, e que eram criados pelos antigos faraós egípcios. A partir destes ancestrais longínquos, o greyhound teria sido levado, provavemente pelos fenícios, para a Grécia, de onde poderia ter sido difundido para o resto da Europa. Outra teoria diz que estes cães teriam sido levados pelos próprios fenícios até as ilhas britânicas enquanto que outra versão afirma que a chegada destes animais à Grã-Bretanha deve-se aos celtas. Por fim, outras fontes contam que os Greyhounds teriam sido levados pelos cruzados que retornavam das campanhas no oriente para casa. Deve-se a Ovídio, escritor romano, o primeiro padrão escrito da raça.
O nome Greyhound também é fonte de confusão. Supõe-se que este seja a deformação de Greek-hound (greek = grego em inglês e hound uma denominação comum para a maioria dos cães de caça) pois por muito tempo acreditou-se que as origens da raça eram gregas. Outros sustentam que o nome poderia derivar de gray (gray = cinza em inglês), posto que esta cor pode ter sido predominante na raça em tempos passados. Há ainda quem diga que os termosgreg ou grech, ambas palavras no inglês arcaico para cachorro também podem ser origem para o nome Greyhound.




Raça viva, paciente e corajosa. Conhecido por ser o cão mais rápido do mundo, capaz de atingir velocidades superiores a 70km/h. É afetuoso, meigo e muito sensível. Como todos os galgos, nunca pode ser tratado com brutalidade. Grande caçador, grande corredor e excelente companheiro. É uma raça tranquila com fortes explosões de energia quando há espaço livre para correr. Late muito pouco e é indiferente a estranhos, sendo um péssimo cão de guarda. Não é um cão obediente (46ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren), desta forma, seu dono deve ser paciente com o cão. Apesar disto, é um cachorro bastante esperto, capaz de resolver problemas e tomar decisões sozinho.

 
Greyhound 4

Fonte: Seu Cachorro

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!