Mascote do Dia: Cão da Eurásia

terça-feira, outubro 25, 2011



O cão da Eurásia, também chamado de Loup-Chow ou eurasier é uma raça bastante recente, desenvolvida durante o século XX, na Alemanha. Seus criadores foram Julius Wipfel e Charlotte Baldamus que, juntamente com outros criadores entusiastas, desejavam unir as qualidades do chow chow e de Spitz-lobo alemão. A partir da década de 50, influenciados pelo cientista Konrad Lorentz, um adimirador de cães e possuir de um chow chow, foram realizados diversos cruzamentos entre chow chow e spitz lobos. Inicialmente os cães resultantes destes cruzamentos eram chamados de Wolf-Chow ou Loup-Chow. Cerca de 12 anos após o início dos trabalhos de criação da raça é que os loup-chows existentes foram cruzados com cães samoiedas e rebatizados como “Cão da Eurásia” ou “Eurasier”. O dr. Konrad Loretz recebeu um dos filhotes e ficou completamente encantado com a raça, afirmando que estes cães possuiam o melhor temperamento que ele já observara em um cão. A raça obteve seu reconhecimento oficial pela FCI apenas em 1973.



Apesar do cão da Eurásia ter sido desenvolvido, principamlente, a partir do chow chow e do spitz lobo, um mestiço entre estas duas raças não é um cão da Eurásia. Apesar de ser uma raça recente, o cão da eurásia já possui vários anos de seleção e criação organizada que deram a raça características e padrão próprios.
Esta raça possui um excelente temperamento, é equilibrada, sociável, alegre e muito apegada aos seus donos e mansa com crianças. O cão da Eurásia é um ótimo companheiro, calmo e que late muito pouco, pode ser usado como guarda de alarme pois é alerta e desconfiado com estranhos e, se latir, provavelmente teve um bom motivo para fazê-lo. Apesar de usado como guarda, este cão é muito manso e sensível, nunca ataca e nunca deve ser tratado com brutalidade, ele responde melhor ao treinamento se treinado pela própria família ao invés de adestradores ou handlers. Se devidamente treinado e estimulado será um grande parceiro para diversas atividades incluindo o agility.

Cão da Eurásia foto 4O cão da Eurásia detesta a solidão e ficar preso, é um cão que precisa ser exercitado e caso não disponha de espaço o suficiente deve passear diariamente. Apesar da pelagem longa e abundante, o eurasier é muito limpo e só precisa de escovação regular para se manter bonito e saudável. Esta raça pode estar sujeita à incidência de displasia e de entrópio, males genéticos que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Fonte: Seu Cachorro








3 comentários:







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!