Mascote do Dia: Setter Irlandês

domingo, agosto 21, 2011



ORIGEM E HISTÓRIA DA RAÇA

A origem do Setter Irlandês é muito antiga, datando muito anteriormente ao Setter Inglês. Não é muito esclarecida a história de suas origens. Acredita-se que o seu ancestral mais próximo seja o Pointer Espanhol, outras raças associadas é o Gordon Setter e, ainda, alguns entendidos da raça dizem ser originário de cruzamentos entre o Pointer Espanhol, Spaniel D'água Irlandês e o Terrier Irlandês.
Um cão da ilhota de Emerald, reconhecido como o único "cão passarinheiro" com pelagem vermelha e branca, popularizou-se na Irlanda como "Red Spaniel".
Originalmente o Setter Irlandês apresentava pelagem vermelha e branca. Nos plantéis de St. George Gore, Mr. Jason Hazzard e do Conde de Enniskrillen a pelagem vermelha era dominante e estes animais eram refugados e doados. Assim o setter vermelho se popularizou, mas somente na América é que estes animais começaram a ser selecionados para pelagem vermelha intensa, perdendo-se então a cor branca da pelagem. Nos dias de hoje, fora do Brasil podemos encontrar as duas variedades de pelagem.
Foi no Século XIX que a raça teve sua primeira aparição com coloração vermelha intensa, quando o senhor Charles H. Turner fez importantes importações de alguns exemplares, marcando definitivamente o futuro da raça nas Américas.
Embora esta raça seja excelente para a caça, ela foi sendo desenvolvida, ao longo dos anos, como raça de show, devido a sua beleza incomparável e extrema inteligência para acompanhar e executar atentamente as ordens de seus donos, característica esta, essencial para animais que se apresentam em pista. Foi sendo deixado de lado a sua característica de "cão passarinheiro", ficando presente apenas em poucos cães criados nos campos da Irlanda. Por causa disso acabou-se por se formar dois padrões, um pesado e mais corpulento utilizado em shows, e outro mais leve e ágil para caça.
Atualmente, os exemplares da raça Setter Irlandês são muito requisitados nas provas de agility e na terapia com crianças doentes.

NOME


O nome Setter vem do verbo "set" que no inglês significa apontar, e irlandês por sua origem. O cão desta raça aponta através dos seus movimentos e seu posicionamento o local exato da ave abatida.
Outros Nomes: Irish Red Setter e Irish Setter.

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA


As descrições do Setter Irlandês podem variar conforme a localização de seu kennel, isto é, pode ser diferente de uma cidade e ou país para outros.
O Setter Irlandês é muito utilizado para caça de faisões e codornas nos campos da Europa. Esta característica deve-se ao fato do animal ser muito ativo e inteligente podendo ser treinado para auxiliar na apreensão destes pássaros. A raça é essencialmente esportiva (cão de tiro), no campo é um caçador de movimentos rápidos e no lar é um animal muito doce e leal. Apresenta personalidade calma, de fácil convívio com crianças e adultos.
O desenvolvimento do aprendizado do cão pode ser lento, contudo, uma vez ensinado ele pode assimilar as lições executando-as por toda sua vida ser necessitar de manutenção.
Sua aparência geral é de cor vermelho mogno, com orelhas grandes e caídas, a pelagem mais longa predomina no peito, nas pernas, orelhas e cauda diminuindo em direção a ponta. O brilho característico e sedosidade invariável do pêlo do Setter é sempre o seu maior chamativo de beleza, necessitando, então, de maiores cuidados.
É um cão esguio, pesando entre 30 e 35 Kg.
Setter Irlandês pode apresentar pelagem de coloração negra, que é terminantemente proibida.
É considerado por muitos artistas plásticos como o mais belo dos cães, tanto parado como em movimento.

PADRÕES FCI


O Setter Irlandês é classificado entre os Cães de Aponte do Grupo 7 da FCI.

Fonte: http://www.setterirlandes.com.br



0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!