Mascote do Dia: Cimarrón Uruguaio

terça-feira, agosto 23, 2011



O Cimarrón Uruguayo também conhecido como Cimarrón Del Uruguay, Perro Criolo ou Perro Gaucho, é a única raça de origem uruguaia reconhecida internacionalmente.
Sua origem é bastante controversa e ao mesmo tempo curiosa. O Cimarron (que significa qualquer planta ou animal que tenha sido domesticado e voltado ao seu estado ‘selvagem’) é o resultado de acasalamentos entre os cães trazidos pelos espanhóis e portugueses na época da colonização especialmente os molossos e cães de caça. que foram abandonados pelos europeus e começaram a se reproduzir e refugiaram-se nas matas do país. Logo se produziu uma enorme quantidade de cães que retornaram ao seu estado selvagem (pré-domesticação).
Sua bravura e valentia no entanto, já eram bem conhecidos no final do século XVIII, quando na época das guerras pela Independência, o General José Gervásio Artigas os imortalizou, com a frase: "Quando ficar sem homens, lutarei com cães cimarrones!
No entanto, no final do século XVIII, a economia principal da região, era a exploração bovina e o descontrole populacional era tão acentuado, que o próprio governo do país incentivou a população a exterminá-los, procurando assim reduzir os problemas como os ataques dos cães ao rebanhos da região.
Estância dos JacarandásApesar da campanha contra os cães, alguns fazendeiros logo perceberam que poderiam utilizar as características do cão no trabalho de guarda de suas propriedades e mesmo no pastoreio e na caça a grandes animais como porcos selvagens e javalis e por isso passaram a capturar os cães e domesticá-los novamente. Com isso, não apenas salvaram os cães como também criaram uma nova raça, a partir da seleção natural anteriormente realizada pelas áridas condições de sobrevivência a que foram expostos estes cães.
Apesar de sua origem ‘selvagem’, o Cimarron é um cão de temperamento tranquilo e bastante criterioso na sua função de guarda. Não late em excesso, é bastante rústico em termos de problemas de saúde, e cuidados com a pelagem, que é curta e áspera.

Kennel Clube do UruguaiDestaca-se não apenas na habilidade de guarda, mas também na condução dos rebanhos.
Fora do território Uruguaio e no sul do Brasil, a raça ainda é praticamente desconhecida. Seu reconhecimento internacional está em processo de finalização e muitos cães estão sendo enviados a criadores de outros países com o objetivo de divulgar a raça.
  
Tamanho:56 a 62cm para machos e
 53 a 58 cm para fêmeas
 
Peso:34 a 54 Kg. para machos e
 27 a 36 Kg. para fêmeas

Fonte:Dogtimes





0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!