Mascote do Dia: Saluki

terça-feira, julho 26, 2011



O Saluki é originário da Pérsia, provavelmente fruto de antigos cruzamentos entre galgos egípcios e asiáticos.

Aparência
Sua altura varia entre 58-71 cm. Assim como todos os outros lébreis, é um cão de pouco peso, variando entre 13 a 25 kg. Cabeça longa e estreita que se afina gradativamente em direção ao nariz. Olhos grandes e brilhantes, castanhos, de expressão doce. Orelhas pendentes, corpo alongado, cauda portada baixa e curvada. Seu pêlo é liso e sedoso, mais abundante nas orelhas e cauda. Apresenta as cores branco, creme, fulvo, dourado, vermelho, cinza e tricolor, sólidas ou com manchas.

Temperamento

Afetuoso, delicado e sensível, muito amigo de crianças. É asseado e costuma ter índole tranqüila e serena. Os Salukis modernos ainda retêm as qualidades de cães de caça do tipohound. Aprendem rápido mas podem se chatear com a repetição, então as seções de treino devem ser curtas e variadas. Salukis necessitam de exercícios regulares, mas se comportam quietamente dentro de casa. Não latem muito mas "cantam" quando sentem algo de errado ou quando algum membro da família fica fora por um período muito longo. Se dão bem com crianças, mas precisam ser respeitados quando querem ficar sozinhos e descansarem.

Curiosidades

É considerado dádiva sagrada de Alá.
Deve-se tomar cuidados quanto a animais pequenos: um Saluki que for obrigado a coabitar com, por exemplo, um gato, pode matá-lo por pensar que este é uma presa. Por isso eles devem ser bem treinados; se o dono quiser manter o Saluki junto com um animal de pequeno porte, os dois devem ficar juntos desde jovens para evitar desastres.





Fonte: Wikipédia


0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!