Mascote do Dia: Xoloitzcuintle

domingo, maio 29, 2011

Xoloitzcuintlis  (Mexican Hairless)  (Tepeizeuintlis) (Xoloitzcuintles) (Xolos)

Cão muito raro e de aparência exótica. Acredita-se que seus antepasados tenham sido levados do Nordesde asiático até o
México pelos Toltecas, povo que habitou A região do México e da América Central antes dos Astecas. Seu nome é derivado do nome do deus Asteca Xolotl, divindade responsável por guiar as almas dos mortos no outro mundo, chamado de Mictlan pelos nativos. A lenda diz que o Xoloitzcuintle era um presente de Xolotl para os humanos, um guia espiritual no outro mundo e que deveria ser protegido e guardado como algo sagrado em troca de seus serviços de guia no Mictlan.

O papel do cão como guia dos mortos não é exclusividade dos Astecas, os egípcios também mantiveram uma relação semelhante a esta durante a história. O lado espiritual do Xoloitzcuintle, também chamado de Cao pelado mexicano ou simplesmente de “Xolo”, ainda é muito forte em regiões no interior do México onde muitos ainda atribuem proriedades mágicas aos cães desta raça, desde cura, até habilidades telepáticas, amuleto da sorte e capacidade de comunicação alienígina.

Xoloitzcuintle 1

 É verdade que, apesar do homem ser considerado o protetor desta raça na cultura mexicana, estes cães também podiam ser mortos e comidos em rituais ou por acreditar-se que a ingestão da sua carne teria propriedades curativas. Até hoje é possível encontrar a carne do Xoloitzcuintle a venda em mercados em algumas cidades do México.


Outra particularidade da raça é sua grande variação de tamanho, podendo existir desde cães pequenos como um pinscher (variedade anã) até exemplares de tamanho médio, que alcançam o tamanho de um Brittany. Além disto a ausência quase total de pêlos, as orelhas grandes e o característico topete, que alguns exemplares da raça apresentam, completam o visual insólito.


Xoloitzcuintle 2

É uma raça que late pouco, tem temperamento tranquilo e alegre. Afetuoso com a família e desconfiado com estranhos pode ser um bom guarda e um bom companheiro.
Blanchos El Diablo Grande, Diablo for short is a Standard coated Xolo

É bastante inteligente e relativamente fácil de se educar. É um cão para dentro de casa, está acostumado a ser tratado como uma divindade, além disso é sensível ao frio e ao sol forte, deve vestir agasalhos em épocas frias e alguns recomendam o uso de protetor solar em caso de exposição prolongada ao sol forte.

Madeena, the coated Xolo. Photo Courtesy of Camino Xoloitzcuintle

Os donos devem se preocupar com o cuidado com os dentes, principalmente nas variedades pequenas, e com a pele com a utilização de cremes hidratantes com alguma regularidade para ajudar a mantê-la saudável e flexível.

Xoloitzcuintli  (Mexican Hairless)  (Tepeizeuintli) (Xoloitzcuintle) (Xolo)

Fonte: Seu Cachorro

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!