O Cimarrón Uruguayo também conhecido como Cimarrón Del Uruguay, Perro Criolo ou Perro Gaucho, é a única raça de origem uruguaia reconhecida internacionalmente.
Sua origem é bastante controversa e ao mesmo tempo curiosa. O Cimarron (que significa qualquer planta ou animal que tenha sido domesticado e voltado ao seu estado ‘selvagem’) é o resultado de acasalamentos entre os cães trazidos pelos espanhóis e portugueses na época da colonização especialmente os molossos e cães de caça. que foram abandonados pelos europeus e começaram a se reproduzir e refugiaram-se nas matas do país. Logo se produziu uma enorme quantidade de cães que retornaram ao seu estado selvagem (pré-domesticação).
Sua bravura e valentia no entanto, já eram bem conhecidos no final do século XVIII, quando na época das guerras pela Independência, o General José Gervásio Artigas os imortalizou, com a frase: "Quando ficar sem homens, lutarei com cães cimarrones!
No entanto, no final do século XVIII, a economia principal da região, era a exploração bovina e o descontrole populacional era tão acentuado, que o próprio governo do país incentivou a população a exterminá-los, procurando assim reduzir os problemas como os ataques dos cães ao rebanhos da região.
Apesar de sua origem ‘selvagem’, o Cimarron é um cão de temperamento tranquilo e bastante criterioso na sua função de guarda. Não late em excesso, é bastante rústico em termos de problemas de saúde, e cuidados com a pelagem, que é curta e áspera.
Fora do território Uruguaio e no sul do Brasil, a raça ainda é praticamente desconhecida. Seu reconhecimento internacional está em processo de finalização e muitos cães estão sendo enviados a criadores de outros países com o objetivo de divulgar a raça.
Tamanho: | 56 a 62cm para machos e |
53 a 58 cm para fêmeas | |
Peso: | 34 a 54 Kg. para machos e |
27 a 36 Kg. para fêmeas |
Fonte:Dogtimes

0 comentários:
Postar um comentário