O dunker ou dunker norueguês, é uma raça de cão sabujo, desenvolvido no século XIX, pelo criador de cães norueguês W. Dunker. O Sr. W. Dunker, importou da Rússia para aNoruega vários cães de coloração alerquim e realizou cruzamentos entre eles e diversos cães sabujos
de faro apurado. Sua intenção era a de produzir um excelente cão de caça ao coelho e à lebre, que encontrasse a presa pelo faro e não pela visão.
O dunker, como foi batizado em homenagem ao seu criador, é uma das raças de cães farejadores mais populares na Noruega
, e nos demais países Nórdicos, mas ainda são muito raros fora da penísula Nórdica. Cães desta raça são excelentes caçadores e retrievers, capazes de perseguir a presa por muito tempo em qualquer tipo de terreno, além disto estão muito bem adaptados ao frio de sua terra natal e suportam bem invernos rigorosos apesar de seu pêlo curto. O dunker é um dos únicos cães sabujos a possuir a coloração arlequim (ou merlee), contudo não são todos os cães desta raça que apresentam esta característica e, deve-se sempre lembrar que não se deve acasalar dois cães que apresentem a coloração arlequim.

O dunker é um cão robusto e resistente, gentil, de temperamento equilibrado, amável com crianças e um ótimo companheiro que nessecita de bastante exercício. Possui temperamento independente e adora caçar.
Cães desta raça vivem melhor se tiverem a oportunidade de correr em áreas abertas e farejar a vegetação, para exercitar seus instintos de caçador, como por exemplo em fazendos ou áreas rurais, contudo é possível criá-lo em áreas urbanas mas devem ser levados para longas caminhadas diariamente.
0 comentários:
Postar um comentário